Executiva do setor de saúde aceita desafio de liderar hospital filantrópico de Belo Horizonte
Contratada em fevereiro, Cláudia Hermínia de Lima e Silva já assume a direção geral da instituição com projetos para aumentar a eficiência assistencial e operacional, com foco nas melhores práticas de gestão em saúde. Gestora de renome nacional, a diretora executiva do Comitê de Gestores em Saúde de Minas Gerais (COGESMIG) e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cláudia Hermínia de Lima e Silva acaba de assumir a Diretoria Geral da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG), entidade filantrópica sem fins lucrativos que mantém nove unidades de negócios em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Sua contratação, em fevereiro de 2022, é um dos resultados positivos do choque de gestão pelo qual passa a instituição desde setembro do ano passado.
Com foco na qualidade do atendimento dos pacientes, Cláudia Hermínia está atuando para colocar o Hospital Evangélico de Belo Horizonte (HE) no radar do mercado de saúde, com metas de ampliar a área de negócios de planos privados, qualificar ainda mais o corpo assistencial da instituição, primando pela qualidade e segurança em seus processos. “Um dos grandes desafios é investir no potencial do Hospital Evangélico para proporcionar maior qualidade dos serviços prestados com os melhores desfechos clínicos”, pontua.
Entre os projetos de 2022, ela destaca a reestruturação e provável ampliação do Bloco Cirúrgico do Hospital Evangélico, bem como a abertura de novos leitos de UTI, elevação da taxa de ocupação e do padrão da hotelaria da instituição, com foco nos apartamentos e enfermarias mais confortáveis.
Dentre os novos projetos destaca a criação do Núcleo de Excelência em Segurança, Qualidade e Desfechos Clínicos, que vai consolidar as metas do choque de gestão na instituição. O setor também será estratégico para a implantação da acreditação ONA, em todas as nove unidades do negócio, a partir de maio deste ano.
Cláudia Hermínia é mestre em Gestão de Serviços de Saúde ISCTE – Lisboa, com MBA internacional em Gestão de Serviços de Saúde, pós graduada em gestão hospitalar, em Qualidade e Segurança do Paciente, e em Pneumologia Sanitária pela Fiocruz. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais, ela é professora da FGV, atuando na formação de executivos na gestão em saúde. já atuou como consultora sênior da Management Science for Health (MSH-OMS), bem como diversas outras consultorias em gestão e inovação em saúde em renomadas instituições em todo o país. AEBMG – Fundada há 76 anos, a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais tem nove unidades de negócios em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2021, realizou mais de 1,368 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares. Atualmente, a rede tem 2.100 colaboradores.