Escola
de Enfermagem
- Suprir a dificuldade que a Associação enfrentava para contratar auxiliares de enfermagem para o Hospital Evangélico, que estava em construção.
- Atender à crescente demanda por mão de obra especializada na área de saúde, especialmente no setor de Enfermagem, que o país enfrentava na época.
- Suprir a carência de escolas evangélicas de Auxiliares de Enfermagem no país, que se resumiam a apenas três, todas ligadas ao trabalho de missionários americanos e ingleses, deixando os pacientes evangélicos excluídos em questões de saúde.
Inicialmente, a escola recebeu o nome de Friederike Fliedner, em homenagem a uma senhora alemã que com seu marido o pastor Theodor Fliedner, fundou em 1836 a “Casa de Diaconisas”, uma instituição pioneira na formação profissional de mulheres para o atendimento a doentes e que deu os primeiros passos para a enfermagem profissional. Essa homenagem ocorreu em agradecimento a uma doação feita pelo governo alemão, que possibilitou a construção da nossa escola em uma propriedade doada à Associação Evangélica.
Ao longo dos últimos cinquenta e seis anos, nossa escola tem prestado relevantes serviços à comunidade mineira, tanto na capital quanto no interior. A Escola de Enfermagem já funcionou em diferentes bairros de Belo Horizonte, mas, devido à inexistência de um curso técnico de enfermagem na região de Venda Nova, optou-se por um novo endereço. Assim, mudamos da Avenida Carandaí para nossa localização atual, proporcionando novas oportunidades a população local e oferecendo um curso de notória qualidade, formando mão de obra não apenas para o Hospital Evangélico e suas unidades de Nefrologia, mas também para diversas instituições hospitalares na capital.
Atualmente, a Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico (EEHE) forma Técnicos em Enfermagem, além de oferecer o curso de Capacitação em Tratamento Dialítico para Técnicos em Enfermagem. No ano de 2022, a escola apresentou à Secretaria de Educação um curso renovado, com nova grade curricular que reflete os avanços da área de saúde, adicionando ainda mais 30 horas/aula à carga total, tornando o curso mais denso e atual.
- Missão
A missão da Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico segue a mesma diretriz da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais: servir à sociedade através de soluções humanizadas em saúde, gerando conhecimento e pesquisa com ética, excelência e sustentabilidade.
Portanto, o compromisso principal da EEHE é formar profissionais com qualidade e excelência, capazes de desempenhar as atividades de técnico de enfermagem com primor, atendendo às necessidades da sociedade por meio de ensino, pesquisa e extensão.
Esse atendimento implica assumir responsabilidades no enfrentamento dos problemas apresentados pelos pacientes, orientando-se por valores morais, éticos e embasados no conhecimento científico adquirido ao longo da formação acadêmica. Além disso, o aluno a ser formado deve possuir capacidade reflexiva e crítica em relação às transformações do mundo contemporâneo nos campos político, ideológico, filosófico, econômico, cultural e social, pois essas mudanças impactam diretamente na área da saúde. Essa reflexão irá contribuir para a busca de melhorias na qualidade de vida e um acolhimento responsável dos pacientes, além de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A educação de qualidade permite a formação de profissionais capacitados para enfrentar os novos desafios do mercado. Para isso, a escola precisa contar com um corpo docente qualificado, estrutura curricular e atividades extracurriculares que acompanhem as demandas de uma sociedade em constante transformação, além de oferecer campos de estágio de renome, projetos de pesquisa e eventos científicos.
Todas essas proposições são ofertadas aos alunos da Escola de Enfermagem do Hospital Evangélico, que busca constantemente se atualizar e contribuir para a formação profissional em Belo Horizonte, com foco no desenvolvimento da região de Venda Nova, onde está localizada.
Cursos livres ofertados:
- Cuidador de idosos
- Atendimento ao paciente dialítico
- Cuidados paliativos
- Primeiros Socorros
- Diretora: Adriana Furtado (Assistente social, Esp. Pedagogia empresarial, Ms Administração)
- Coordenação pedagógica: Simone Castro (Pedagoga e assistente social)
- Enfermeiro Responsável Técnico e Coordenados de Estágios:Breno dos Reis.
- Coordenação Administrativa:Flávia Oliveira dos Santos Duarte. Corpo Docente
- Adriana Ferreira Furtado:Assistente social, Especialização em Pedagogia empresarial, Ms Administração.
- Ailton Geraldo Moreira da Silva: Teólogo especialista em Capelania, Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva.
- Andrea da Luz Silva: Enfermeira emergencista, pós-graduada em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Educadora em Saúde e Terapia Intensiva.
- Breno dos Reis: Enfermeiro especializado em Docência em Enfermagem e Oncologia.
- Debora Thais Ferreira Ribeiro: Enfermeira, Pós graduada em Urgência e Emergência.
- Flávia Oliveira dos Santos Duarte: Pós graduada em Gestão de Negócios, graduada em Ciências Contábeis e Pedagogia.
- Gabriella Nazário Cirilo: Psicóloga, Ms em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, Especialização em Inovação e Tendências da Educação.
- Jefferson de Assis Benedito: Bombeiro Militar, Especialização Técnico em Emergências Medicas.
- Karla Viviane de Freitas Domingues: Enfermeira, pós graduação em urgência e emergência, gestão municipal, especialização em cuidados avançados em feridas.
- Mariane da Costa Moura: Enfermeira, Especialista em educação em Saúde, MBA em Auditoria e Gestão da Qualidade.
- Rayene Frade Cunha: Enfermeira, Pós graduada em Terapia Intensiva.
Corpo Docente
- Mestre Administração: Adriana Ferreira Furtado
- Pós - Graduação Capelania: Ailton Geraldo Moreira da Silva
- Graduação Enfermagem: Andrea da Luz Silva
- Pós - Graduação Docência em Enfermagem: Breno dos Reis
- Graduação Enfermagem: Debora Thais Ferreira Ribeiro
- Graduação Ciências Contábeis: Flávia Oliveira dos Santos Duarte
- Mestre Promoção de Saúde e Prevenção da Violência: Gabriela Nazário Cirilo
- Pós - Graduação Lato Sensu, Especialização, com Marketing: Jefferson de Assis Benedito
- Graduação Enfermagem: Karla Viviane de Freitas Domingues
- Pós - Graduação Especialização em Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade: Mariane da Costa Moura
- Pós - Graduação Diálise: Meirielle de Matos Correia
- Graduação Enfermagem: Rayene Frade Cunha
Fique por dentro

Breno Reis – Conheça nosso corpo docente!
Conheça nosso corpo docente!A história do Breno muitos já conhecem, ele começou como aluno em nossa Escola de Enfermagem, concluindo o curso em 2006. Incentivado

Para você: o que significa ser um profissional da enfermagem?
Os técnicos de enfermagem são profissionais essenciais na área da saúde. Eles são responsáveis por cuidados diretos aos pacientes, seja em hospitais, clínicas, postos de

Lidiane Vieira – Conheça nosso corpo docente!
Lidiane faz parte do time de docentes da nossa Escola. Aqui, ela atua como supervisora de estágio, é graduanda em enfermagem estética, geriatria e gerontologia.

Faça parte da nossa Escola!
Em nossa Escola de Enfermagem, temos turmas de manhã, tarde e noite, para que você possa escolher o melhor horário de estudo que se encaixe

A anatomia dos profissionais de enfermagem e sua importância na assistência à saúde.
Os profissionais de enfermagem são verdadeiros anjos em forma humana, dedicando suas mãos ao cuidado dos pacientes, oferecendo um olhar acolhedor e um ombro amigo

Conheça nosso corpo docente!
Conheça nosso corpo docente!Adriana Furtado é assistente social, pedagoga empresarial e mestre em administração. Por 18 anos, dedicou-se à área de consultoria de treinamento e

Técnicos de enfermagem: protagonistas no cuidado e na assistência aos pacientes!
Os técnicos são fundamentais, pois desempenham um papel crucial no cuidado e na assistência aos pacientes. Eles trabalham em estreita colaboração com enfermeiros, médicos e

Enfermagem é se entregar para salvar vidas!
Enfermagem é a arte de cuidar do próximo! Uma profissão que exige amor, dedicação e respeito. É ter coragem, é ser a ponte que liga

Você sabe quais são os itens necessários para o seu “Kit de Bolso”?
No curso de Técnico em Enfermagem, além das aulas teóricas, o aluno precisa cumprir as horas de estágio obrigatório, para poder aprimorar o que aprendeu

Enfermagem é a arte de cuidar!
Florence Nightingale foi a mulher que fundou a Enfermagem moderna e destacou-se notratamento de feridos em guerras. Ela definiu como objetivo da assistência de enfermagemmanter