Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
31 2138-8355

Programa de Residência Médica

Início  »  Programa de Residência Médica

Oferta Residência Médica, uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço. Todas as nossas residências são credenciadas pelo MEC, atualmente ofertamos nas seguintes especialidades:  Nefrologia, Urologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Neurocirurgia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, e, Medicina Intensiva.

O Presidente da Instituição Sr. Euler Borja e Sr. David Lopes Abelha Júnior arquitetaram e disponibilizaram o curso de aperfeiçoamento em Urologia para os interessados, pois a residência médica ainda não possuía legislação específica, tal conduta objetivou a agregação de novos interessados e capacitação de bons profissionais em meados de 1975.
Em meados de 2007, o Programa de Urologia da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/ Hospital Evangélico de Belo Horizonte, vistoriado pelos avaliadores da Comissão de Residência Médica aprovaram o programa, credenciando junto as instituições Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Comissão Nacional de Residência Médica, reconhecido como Programa de Residência Médica em Urologia, com pré-requisito em Cirurgia Geral com duração de 3 (três) anos formalizando plano de trabalho, carga horária de atividades práticas e teóricas. O reconhecimento motivou a Presidência e demais Chefes das Clínicas a solicitarem novos Programas de Residência Médica, visando o crescimento do hospital na área acadêmica.

Os Programas de Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais são credenciados pelo Ministério da Educação/MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM: Anestesiologia, Área Cirurgia Geral, Cardiologia, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia e traumatologia e Urologia.

Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/ Hospital Evangélico de Belo Horizonte

O Programa de Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/Hospital Evangélico de Belo Horizonte, é integrada por profissionais de reconhecimento acadêmico em diversas áreas de atuação, exercendo suas funções com competências éticas e legais, respeitando os princípios que regem a medicina, objetivando progressivamente o aperfeiçoamento dos médicos residentes na área profissional e científica, visando novas conquistas para a assistência médica e idealizando assim o bem-estar da população.

O (a) médico (a) residente deverá cumprir suas atividades práticas e teóricas na instituição e nos hospitais conveniados. Adota-se no Programa de Residência Médica desse hospital as diretrizes da Comissão Estadual de Residência Médica de Minas Gerais-CEREM e da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM.

Nos termos da Lei 6.932 de 07 de julho de 1981 “Art. 1º. A Residência Médica, constitui a modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a creditação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.”

A Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/ Hospital Evangélico de Belo Horizonte, é conveniada a Associação de Apoio a Residência Médica em Minas Gerais – AREMG que elabora e publica o edital para seleção pública, chamado de Processo

Seletivo Unificado – PSU.
O candidato deverá ser graduado em medicina com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, casos de médicos estrangeiros e brasileiros com diplomas expedidos por instituições estrangeiras deverão atentar as normas legais preconizadas pelo Conselho Federal e Regional de Medicina, para mais esclarecimentos consultar a Comissão Nacional de Residência Médica. A instituição ofertará programas com entrada direta e entrada com pré-requisito.

Processo Seletivo: O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Cardiologia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU

Definição do Programa: Os residentes médicos terão acesso à infraestrutura completa, acompanharão consultas, tratamentos e exames cardiológicos incluindo Teste Ergométrico, Ecodopplercardiografia, Doppler Vascular, Holter, Cintilografia Miocárdica, Aritmologia, MAPA, Cirurgias Cardíacas e Vasculares, Hemodinâmica e será ofertado o programa complementar de aperfeiçoamento em Ecodopplercardiografia. São atendidos diariamente uma média de 50 (cinquenta) pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios dentre atendimentos particulares, além de realizados aproximadamente 30 (trinta) procedimentos cirúrgicos mensais de alta complexidade. Os residentes médicos são inseridos nas rotinas de interconsultas, ambulatório, enfermaria, consultórios médicos, riscos cirúrgicos e exames complementares. As atividades de ensino teórico, permeia todo o conteúdo cardiológico com aulas semanais, além de discussões de casos clínicos em conjunto com o Corpo Clínico.

Tempo de Duração: 02 (dois) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Ministério da Saúde.
Credenciamento: Ministério da Educação/ MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM.

Corpo Clínico:

O corpo clínico é composto por médicos Cardiologistas e Cirurgiões Cardiovasculares.

Supervisor: Dr. César Cássio Broilo França

Coordenador: Flávio Eduardo Giorgeto

Preceptor (es):

Dr. Danilo de Castro Pires de Almeida
Dra. Cássia Pires Schneider
Dr. Vinicius Leles
Dr. Eduardo Nolla Silva Pereira
Dr. Cláudio Léo Gelape
Dr. Renato Bráulio
Dr. Vinícius Eduardo Araújo Costa
Dr. Adalberto Freire Sobrinho
Dr. Fernando Gusmão Câmara
Dr. Evandro Vanderlei Guimarães

Avaliação:

– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.
– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes.
– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.
– Ao término da residência médica (R2), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia (optativo)

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Hospital das Clínicas UFMG.

Santa Casa de Belo Horizonte.

Hospital Madre Teresa

Hospital Felício Rocho




Processo Seletivo: O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:
Treinar e capacitar o médico residente para realizar o diagnóstico e tratamento cirúrgico, quando este for indicado, às doenças mais prevalentes na sua área de atuação, analisar as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente.

Tempo de Duração: 02 (dois) anos.
Incentivo financeiro/ Bolsa: Recurso/ Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais.

Credenciamento Provisório: Ministério da Educação/ MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM.

Competências:

Tornar o médico residente apto a executar de forma independente e segura os procedimentos cirúrgicos essenciais a cada ano de treinamento. Aplicar o tratamento clínico de afecções cirúrgicas quando este for o indicado.

Corpo Clínico: A equipe é formada por Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia atuantes no campo da área cirúrgica e especialidades

Supervisor: Dr. Evilázio Teubner Ferreira
Preceptor(es):

Dr. Sizenando Vieira Starling
Dr. Júlio Sérgio Lara Resende
Dr. Rafael Rossi Nominato
Dr. Cristiano de Anchieta Lisboa
Dr. Arilson de Sousa Carvalho Júnior
Dr. Guilherme Borim Mirachi

Avaliações:
– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.

– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes.

– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

– Ao término da residência médica (R2), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Hospital Municipal de Contagem José Lucas Filho

Hospital João XXIII

Hospital Luxemburgo – Instituto Mário Penna.

 








Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Clínica Médica, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:
Capacitar o médico residente em Medicina Interna para a executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde, realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação e desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente e a sua prática profissional, tornando-o progressivamente autônomo, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente, capaz de dar seguimento à sua educação permanente, buscando manter a sua competência diante do desenvolvimento do conhecimento com profissionalismo, compreensão dos determinantes sociais do processo de saúde e de doença e de exercer a liderança horizontal na equipe interdisciplinar e multiprofissional de saúde.

Tempo de Duração: 02 (dois) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Recurso/ Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais e Ministério da Saúde.

Credenciamento: Ministério da Educação/ MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM.

Competências:

Capacitar o médico residente a se tornar especialista em medicina interna com conhecimento e expertise em áreas de abrangência necessárias na avaliação dos agravos clínicos em todos os graus de complexidade na população adulta.

Capacitar o clínico no atendimento ao paciente portador de afecções: infecciosas, degenerativas, hereditárias e/ou apresentando comprometimento de sistemas e aparelhos de natureza variada, visando recuperação da integridade física e mental, bem como prevenção de sequelas.

Corpo Clínico:

Supervisora: Dra. Débora Gontijo Freitas

Preceptor (es):

Dr. Rodrigo de Lima Paiva

Dra. Lara Ferreira

Dra. Jeissy de Paula

Avaliações:
– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.

Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

Ao término da residência médica (R2), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia.

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares: Hospital Julia Kubitschek

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG,

Definição do Programa:

Formar e habilitar médicos nas competências específicas para o diagnóstico das diferentes afecções musculo esqueléticas e de suas possíveis complicações, possibilitando a aplicação do tratamento dessas alterações, o que incluía capacitação para medidas de urgência ao paciente traumatizado e para a utilização de condutas iniciais e definitivas. Capacitar a prestar atendimento qualificado, integral e ético ao paciente na área de Ortopedia e Traumatologia.

Tempo de Duração: 03 (três) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Ministério da Saúde.

Credenciado: Ministério da Educação/ MEC, Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia/SBOT.

Competências:

Primeiro ano de treinamento/R1: Desenvolver e aprofundar os conhecimentos em anatomia, biomecânica e fisiologia humana do sistema musculo esquelético, com ênfase na anatomia das vias de acesso cirúrgico ortopédico e na semiologia ortopédica. Buscar o contato com a literatura ortopédica nacional e internacional e como estudo da metodologia científica. Iniciar e desenvolver os princípios para o diagnóstico e o tratamento das afecções em traumatologia e medicina de urgência.

Segundo ano de treinamento/R2: Dar continuidade ao treinamento das competências desenvolvidas no primeiro ano, estimulando a aplicação do raciocínio diagnóstico e elaboração de propostas terapêuticas para as afecções do sistema musculoesquelético, incluindo as doenças ortopédicas e as relacionadas a reumatologia, neurologia, cirurgiavascular, malformações congênitas e deformidades adquiridas.

Terceiro ano de treinamento/R3: Consolidação do conhecimento global adquirido nos anos anteriores e aprofundamento nas afecções específicas dos segmentos, orientados pelos grupos das seguintes áreas de conhecimento: Coluna, Quadril, Joelho, Pé e Tornozelo, Ombro e Cotovelo, Cirurgia da Mão, Dor, Tumores, Ortopedia Pediátrica, Osteometabólicas, Trauma, Reconstrução de Membros, Fixadores Externos e Artroscopia.

Corpo Clínico: A equipe é formada por supervisor e preceptor (es) com titulação pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia-SBOT e em suas Subespecialidades.

Supervisor: Dr. Glauco Almeida Passos

Preceptor(es):

Dr. João Wagner Pelluci Junqueira
Dr. Eduardo Tavares Barreto
Dr. Leonardo Fernandes de Aguiar
Dr. Leonardo Bergamini Lopes
Dr. Gustavo Silame Maranhão Lima
Dr. Germano Senna Oliveira do Vale
Dr. André Arantes Pereira
Dr. Gabriel Westin Duarte de Azevedo
Dr. Marcelo de Carvalho Amorim
Dr. Marcelo Fernandes Denaro
Dr. Henrique Lima Lopes
Dr. Lucas de Melo Castro Deligne
Dr. João Lopo Madureira
Dr. Lucas Figueiredo Cruz e Silva
Dr. Cristiano de Ávila Rajão

Avaliações:

– Reuniões clínicas, clube de revista e dois grupos de discussões semanais com assuntos referentes ao programa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

– Ao término da residência médica (R3), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia.

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Hospital das Clínicas / HCUFMG.

Hospital Maria Amélia Lins/ FHEMIG.

 

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:

O Programa oferece aos estudantes acesso à infraestrutura completa de consultas, exames e tratamentos oftalmológicos, incluindo biômetro ultrassônico, paquímetro, campo visual computadorizado, retinógrafo angiógrafo, fotocoagulador de argônio, topógrafo de córnea, sala cirúrgica dedicada à Oftalmologia com microscópio cirúrgico, faco emulsificador e vitreófago. São atendidos diariamente em torno de 200 pacientes, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares; e realizados em média 250 procedimentos cirúrgicos por mês. Os estudantes são inseridos nas rotinas dos Departamentos de: Refração, Córnea, Catarata, Retina, Glaucoma, Plástica Ocular, Estrabismo, Lentes de Contato e Neuro-oftalmologia, além de atendimentos de urgência oftalmológica (saúde suplementar). É oferecido curso teórico em parceria com a Sociedade Mineira de Oftalmologia e a Universidade Federal de São Paulo. O programa de ensino teórico ao longo dos 3 anos permeia todo o conteúdo oftalmológico com aulas semanais, além de discussões de casos clínicos em conjunto com todos os assistentes. Também, há, em cada departamento, grupos de discussão teóricas relacionadas a cada tema específico. São oferecidos, também, programas complementares de aperfeiçoamento modalidade fellowship em Glaucoma, Catarata e Retina.”

Tempo de Duração: 03 (três) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Ministério da Saúde e Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais.

Credenciado: Ministério da Educação/ MEC, Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM e Conselho Brasileiro de Oftalmologia/ CBO.

Corpo Clínico: O corpo clínico é composto por profissionais de expressão regional e nacional.

Supervisor: Dr. Marcus Vinicius Cardoso

Preceptor (es):

Dr. Luis Fernando Nominato (Córnea)

Dr. Gustavo Sieiro (Catarata)

Dr. João Neves (Refração)

Dra. Marina Casagrande (Estrabismo)

Dra. Maíra Prado (Plástica Ocular)

Dr. Izabela Godinho (Lentes de Contato)

Dr. Gustavo Mucci (Retina)

Dr. Marcus Vinícius Cardoso (Refração)

Dr. Flávio Tepedino Aguiar Oliveira (Retina)

Dr. Gustavo Souza Campos (Catarata)

Dra. Marina Rabelo Maia (Anestesista)

Dr. Reinaldo Júlio Cazotti Júnior (Glaucoma)

Dra. Renata Tavares Silva (Córnea)

Dr. Saulo Portugal Freire Barbosa (Catarata)

Dr. Vinícius Monteiro de Castro (Retina)

Dr. Wesley Moreira (Catarata)

Avaliações:

– Reuniões clínicas e grupos de discussões.

– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

– Ao término da residência médica (R3), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia (optativo).

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Curso teórico em Ciências Básicas Oftalmológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Sociedade Mineira de Oftalmologia.

Secretaria Municipal de Saúde – Centro Municipal Oftalmológico (CMO).

Hospital do Servidor Público Estadual/ SP. IAMSPE.

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição

Formar e capacitar médicos a diagnosticar, monitorar, prevenir e tratar os agravos de saúde do paciente crítico na UTI e em outras unidades de atendimento. Coordenar as ações médicas de uma equipe interprofissional e multiprofissional dentro e fora da UTI. Planejar e coordenar ações paliativas e de fim de vida e garantir prática clínica ética e profissional ao paciente crítico, bem como o suporte aos familiares.

Tempo de Duração: 02 (dois) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Ministério da Saúde.

Credenciamento Provisório: Ministério da Educação/ MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM.

Corpo Clínico:

Supervisor: Dr. Guilherme Borim Mirachi

Preceptores:

Dr. Rodrigo Santana Dutra

Dr. Heigler Vinicius F. Z. Leite

Dr. Rogério Fonseca Sad

Avaliação:

– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.

– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

– Ao término da residência médica (R2), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia (optativo).

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Hospital Vera Cruz

Hospital Madre Tereza

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Nefrologia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:

Formar o médico nefrologista com competências para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação na área da nefrologia.

Tempo de Duração: 02 (dois) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Recurso/ Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais e Ministério da Saúde.

Credenciamento: Ministério da Educação/ MEC, Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Competências:

Prover ao médico residente conhecimento teórico e prático para o entendimento fisiológico e fisiopatológico e capacitar o profissional médico para a realização de diagnósticos, teraupêutica e procedimentos essenciais na área nefrológica. Torná-lo apto para o desempenho da especialidade e ampliar a abordagem na prática de saúde, com competência na área clínica, educação, pesquisa e gestão.

Corpo Clínico: Constituído de especialistas, mestres e doutores.

Supervisor: Dra. Lilian Pires de Freitas do Carmo

Preceptor(es):

Dr. André Nogueira Duarte

Dra. Cristina Jeannete Crosara Ayres Lima

Dra. Daniela Avelar Barra

Dra. Débora Gontijo de Freitas

Dra. Flávia Maria Borges Vigil

Dra. Gislane Pinho de Figueiredo

Dra. Isabela Maria Souza Marzano do Nascimento

Dra. Júlia Cristina de Almeida Mendes

Dra. Luciana Viana Rodrigues da Cunha Viegas

Dra. Marcela Karine Saraiva Fernandes França

Dra. Renata Lamego Starling

Dr. Rodrigo Vicente Morais de Paula

Dr. Victor Dantas Macedo

Dr. Rafael Fonseca Castilho

Dra. Roberta Murta Campos

Dr. Bernardo Rojas Antonini

Dr. Pedro Ernesto Discacciati Martins

Dr. Tiago Lemos Cerqueira

Dra Nathália Gomes Kunzmann

Dra Renata Freire

Dra Mayra Palotti

Avaliações:

– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.

– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.

– Ao término da residência médica (R2), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia.

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Os estágios são divididos nos seguintes módulos: · Hemodiálise/Diálise Peritoneal
· Transplante Renal
· Insuficiência Renal Aguda/ intercorrências hospitalares em pacientes dialíticos
· Patologia Renal
· Opcionais:
◦ Glomerulopatias no HC FMUSP
◦ Possibilidade de estágios no exterior se interesse do aluno.

As atividades da Nefrologia acontecem nas seguintes unidades:
· Centro de Nefrologia – Unidade Contorno
· Centro de Nefrologia – Unidade Contagem
· Centro de Nefrologia – Unidade Venda Nova
· Centro de Nefrologia – Unidade Betim
· Unidade de Transplante Renal do Hospital Evangélico
· Hospital Evangélico de Belo Horizonte

Processo Seletivo:
O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Neurocirurgia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:
A Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte consiste num curso de especialização com programa de treinamento teórico e prático para ensino da especialidade de Neurocirurgia.
Iniciou suas atividades em março de 2015 e recebe um residente por ano, conforme Processo Seletivo Unificado – PSU da Associação de Apoio à Residência de Minas Gerais.
O serviço é credenciado junto ao Ministério da Educação – MEC e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN, reconhecido pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.
É regulamentada pela Lei 6.932/1981, que prevê orientação de elevada qualificação ética e profissional.
O objetivo primordial, conforme rege a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN, é promover o desenvolvimento pessoal e as características necessárias para desempenho da Neurocirurgia, cumprir o ensino dos conhecimentos contidos no currículo do Programa da Residência Médica em Neurocirurgia, aprender e aprimorar conhecimentos, sanar dúvidas presentes na prática diária, bem como municiar o novel neurocirurgião com as habilidades indispensáveis à prática neurocirúrgica. Almeja-se formar um especialista altamente qualificado, ético e compassivo. Apto ao exercício profissional responsável, criativo e comprometido com o paciente. Buscando constantemente aprimoramento.
Anualmente são realizadas, em média, 500 neurocirurgias de baixa, média e alta complexidade.
O residente trabalha em regime de dedicação exclusiva e é bolsista do Ministério da Educação – MEC.

Tempo de Duração: 05 (cinco) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Ministério da Saúde.

Credenciamento Provisório: Ministério da Educação/ MEC e Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM

Competências:
Primeiro ano R1: Dominar as bases da morfologia, função e principais processos patológicos que envolvem o sistema nervoso.

Segundo ano R2: Desenvolver um profissional apto a realizar o diagnóstico clínico, estabelecer as linhas de investigação a serem realizadas e iniciar os procedimentos clínicos e cirúrgicos estabelecidos cientificamente. Capacidade para leitura e interpretação dos principais exames de neuroimagem Capacidade de orientar o pré e o pós-operatório das principais doenças neurocirúrgicas. Ter adquirido noções básicas de Neurointensivismo.

Terceiro ano R3: Desenvolver um profissional apto a realizar o diagnóstico neurocirúrgico, estabelecer, interpretar e avaliar os exames complementares relevantes e executar atos neurocirúrgicos sob supervisão de neurocirurgião da Unidade ou preceptor designado por ele. Assegurar que o residente alcance as seguintes competências e conhecimentos para interpretar laudos neuropatológicos e correlacioná-los com os próximos passos na orientação ao paciente neurocirúrgico. Desenvolvera aptidão para participar como cirurgião auxiliar ou como cirurgião de ato cirúrgico tutorado por preceptor da Unidade de Treinamento. A participação poderá ser efetuada totalmente ou em parte de um elenco de procedimentos no adulto e na criança, para os quais seja considerado apto e inclui: Como cirurgião: Abscesso / empiema intracraniano, Craniotomia descompressiva, Hemorragia parenquimatosa espontânea, Tumores ósseos do crânio e Como auxiliar:Doenças degenerativas da coluna, Tumores intracranianos supra e infratentoriais, Tumores intra-raquidianos e da coluna vertebral, Aneurismas e malformações vasculares.

Quarto ano R4: Desenvolver o diagnóstico neurocirúrgico, estabelecer e interpretar os exames complementares relevantes e executar atos neurocirúrgicos sob supervisão de neurocirurgião da Unidade ou preceptor designado de treinamento e em continuidade com o Programa de Formação do Neurocirurgião. Assegurar que o residente alcance as seguintes competências: Aptidão para participar, como cirurgião auxiliar ou como cirurgião, de ato cirúrgico tutorado por preceptor da Unidade de Treinamento. A participação poderá ser efetuada totalmente ou em parte de um elenco de procedimentos, na criança e no adulto, para os quais seja considerado apto e inclui: Doenças degenerativas da coluna, Abscesso / empiema intracraniano, Isquemia cerebral, Hemorragia parenquimatosa espontânea, Tumores ósseos do crânio e da coluna vertebral, Disrafismos fechados e cirurgia de nervos periféricos, Cirurgia de instrumentação de coluna, Tumores intracranianos supra e infratentoriais, Tumores intra-raquidianos extramedulares, Neurocirurgia funcional, Malformações arteriovenosas. Como cirurgião: Cirurgia dos aneurismas intracranianos e Tumores da base do crânio. Dominar as bases dos princípios das terapias adjuvantes incluindo quimioterapia, radioterapia e radioterapia estereotactica do sistema nervoso central.

Quinto ano R5: Realizar o diagnóstico neurocirúrgico, estabelecer e interpretar os exames complementares relevantes e executar atos neurocirúrgicos. Aptidão para participar como cirurgião auxiliar ou como cirurgião de ato cirúrgico tutorado por preceptor da Unidade de treinamento. A participação poderá ser efetuada totalmente ou em parte de um elenco de procedimentos para os quais seja considerado apto e inclui: Doenças degenerativas da coluna, Abscesso / empiema intracraniano, Craniotomia descompressiva, Hemorragia parenquimatosa espontânea, Tumores ósseos do crânio e da coluna vertebral, Disrafismos espinhais, Cirurgia dos nervos periféricos, Cirurgia de instrumentação de coluna, Tumores intracranianos supra e infratentoriais, Tumores intra-raquidianos, Neurocirurgia funcional, Cirurgia dos aneurismas intracranianos, Malformações arteriovenosas do encéfalo e medula espinhal, Tumores da base do crânio.

Corpo Clínico:
A equipe é formada por Coordenador e Preceptores. Neurocirurgiões atuantes em Neurocirurgia Geral,Cirurgia da Coluna, Neurooncologia, Neurocirurgia do trauma e Neurocirurgia vascular. Membros Titulares da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Coordenadora: Dra. Juliana Medeiros Ino

Preceptor(es):
Dr. Renato Pereira Campolina Pontes
Dr. João Tiago Belo
Dr. Hugo Abi Saber Rodrigues Pedrosa
Dr. Francisco De Lucca

Avaliação:
-Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes

-Prova teórica anual


Atividades Curriculares:

A carga horária da Residência Médica é dividida entre atividades no Hospital Evangélico de Belo Horizonte e estágios especializados nos hospitais IPSEMG, Rede Mater Dei de Saúde, Hospital Vila da Serra, A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Pronto Socorro João XXIII.

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:
Hospital Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – Ipsemg.
Rede Mater Dei de Saúde.
Hospital João XXIII/ FHEMIG.

Processo Seletivo:

O Processo Seletivo para o Programa de Residência Médica em Urologia, é através da Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG, publicado em Edital do Processo Seletivo Unificado /PSU.

Definição do Programa:

Formar e habilitar médicos na área da urologia clínica e cirúrgica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da urologia e dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, assim como conhecer as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente.

Tempo de Duração: 03 (três) anos.

Incentivo financeiro/ Bolsa: Incentivo/Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais.

Credenciamento: Ministério da Educação/ MEC, Comissão Nacional de Residência Médica/CNRM e Sociedade Brasileira de Urologia/ SBU.

Competências:

Desenvolver e aprimorar habilidades técnicas, raciocínio e a capacidade de tomar decisões na área de urologia, realizar avaliação pré-cirúrgica do paciente, utilizando o domínio dos conteúdos de informações gerais, exame clínico e interpretação de exames complementares, contribuindo para a redução do risco operatório, estratificar o risco cirúrgico e decidir sobre a realização da cirurgia proposta, valorizar os fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na saúde, estimar e promover as ações de saúde de caráteres preventivos concernentes à segurança do paciente, promover a integração do médico em equipes inter e multiprofissionais na assistência aos pacientes, estimular a educação permanente, estimular a capacidade crítica e reflexiva da atividade médica, no âmbito da Urologia, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais, dominar as técnicas diagnósticas, laboratoriais e radiológicas, relacionadas às afecções urológicas, dominar as técnicas de cirurgia urológica e suas variantes específicas com grau crescente de complexidade no decorrer dos três anos de treinamento, realizar o procedimento cirúrgico com segurança em todas as suas etapas, identificar e tratar complicações intra e pós-operatórias, produzir um artigo científico e apresentá-lo em congresso médico ou submetê-lo ou publicá-lo, treinar e qualificar os residentes para as seguintes áreas dentro da especialidade: Andrologia; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Endourologia e Laparoscopia; Imagem em Urologia, Biópsias Dirigidas; Litíase e Litotripsia; Transplante Renal; Urologia Feminina; Urologia Geral; Uroneurologia e Urodinâmica; Oncologia Urológica; Urologia Pediátrica

Corpo Clínico:

Supervisor: Dr. David Lopes Abelha Júnior

Preceptor(es):

Dr. Ailton Gomes Falon
Dr. Arilson de Sousa Carvalho Júnior
Dr. Daniel Araujo França
Dr. David Lopes Abelha Neto
Dr. Geraldo Magela Queiroz
Dr. José Eduardo Fernandes Távora
Dr. Marcelo Miranda Salim
Dr. Rafael Silveira Jacob
Dra. Raquel Mazzoni Costa
Dr. Rodrigo Quintela Soares
Dr. Tacito Ferreira Guimarães
Dr. Samuel Doné de Queiroz


Avaliação:

– Reuniões clínicas, grupos de discussões diárias.
– Avaliações trimestrais de Escala de Atitudes.
– Provas anuais para avaliação de desempenho e preparo para a prova de título.
– Ao término da residência médica (R3), produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista cientifica ou apresentar publicamente em forma de monografia.

Instituições Credenciadas/ Estágios Complementares:

Hospital Vila da Serra.

Hospital Luxemburgo – Instituto Mário Penna.

– Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP

– Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

– Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

– Hospital Júlia Kubitschek – Rede Fhemig

– Hospital Felício Rocho

– Hospital Maria Amélia Lins – Rede Fhemig

– Hospital Madre Teresa – Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

– Hospital Vila da Serra – Instituto Materno Infantil

– Hospital Belo Horizonte

– Hospital Municipal de Contagem

– Hospital Rede Mater Dei

– Hospital João XXIII

– Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG

– Hospital Odilon Behrens

– Santa Casa de Belo Horizonte

– Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – Centro Municipal de Oftalmologia /CMO

A COREME é um órgão colegiado, que auxilia a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM e a Comissão Estadual de Residência Médica CEREM, nos termos que regem o Decreto nº 7.562 de 15 de setembro de 2011, Art. 43º, Cap. VII, Disposições finais e transitórias, pág. 04, e a Resolução nº 02 de 3 de julho de 2013, Art. 1º, Cap. I, DA CONCEITUAÇÃO, pág. 01.

A Comissão de Residência Médica – COREME/AEMG possui caráter deliberativo, responsável pela administração e fiscalização das atividades pertinentes ao Programa de Residência Médica da instituição, é integrada por profissionais de reconhecimento profissional e ético, com diploma devidamente registrado no Conselho de Medicina.

Compete designar as devidas competências:

a. Definir e executar diretrizes, respeitando legislações competentes;

b. Organizar a criação de novos Programas de Residência Médica na instituição, oferecendo conteúdo pedagógico e quantitativo de vagas;

c. Coordenar e supervisionar a execução de novos processos seletivos para o Programa de Residência Médica da instituição, acatando as normas da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM;

d. Elaboração de edital para Processo Seletivo da Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, anualmente;

e. Elaborar e revisar plano anual da Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, baseado na legislação vigente;

f. Registrar anualmente na Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM a relação dos médicos residentes matriculados no Programa de Residência Médica da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais;

g. Emitir certificado de conclusão do Programa de Residência Médica, de validade nacional;

h. Elaborar e revisar seu regimento interno e regulamento;

i. Manter relação harmônica com os órgãos competentes;

j. Participar das reuniões conforme convocação;

k. Realizar periodicamente bimestral a avaliação de desempenho das áreas credenciadas ao Programa de Residência Médica e, pelo menos, uma prova anual;

l. Acompanhar a frequência dos (a) médicos (a) residentes;

m. Receber solicitação e emitir autorização de licença (s) para os (a) médicos (a) residentes, dentre outras solicitações que rege seus direitos.

A Comissão de Residência Médica – COREME/AEBMG é composta pelos seguintes membros e com as devidas atribuições pertinentes nos termos que rege a Resolução nº2, de 3 de julho de 2013.

Coordenador: Dr. Gabriel Assis Lopes do Carmo

Diretor Técnico do Hospital Evangélico de Belo Horizonte

Coordenador da Comissão de Residência Médica-COREME/AEBMG.

Vice-Coordenador(a): Dra Lilian Pires de Freitas do Carmo

Diretora Técnica do Centro de Nefrologia da Unidade Contorno da Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais/AEBMG

Supervisora do Programa de Residência Médica em Nefrologia.

Membros Eleitos do Corpo Clínico:

Dr. Wanderson Penido da Costa
Dr. César Cássio Broilio França – Cardiologia
Dr. Evilázio Teubner Ferreira – Área Cirúrgica Básica
Dra. Débora Gontijo de Freitas – Clínica Médica
Dr. Guilherme Borim Mirachi – Medicina Intensiva
Dra Lilian Pires de Freitas do Carmo – Nefrologia
Dra Juliana Medeiros Ino – Neurocirurgia
Dr. João Neves de Medeiros – Oftalmologia
Dr. Glauco Almeida Passos – Ortopedia e Traumatologia
Dr. Arilson de Sousa Carvalho Júnior – Urologia

Membros Eleitos Representantes dos Médicos Residentes:

Dr. Jardel Borges Silva – R2 (Anestesiologia)
Dra Daniella Guimarães Franco – R2 (Área Básica Cirúrgica / Cirurgia Geral)
Dr. Victória Pereira de Lima – R2 (Cardiologia)
Dra Talles Castro Moreira – R2 (Clínica Médica)
Dra Márcia Leydiane Cordeiro – R1 (Medicina Intensiva)
Dra Isabela Lage Pimenta -R2 (Nefrologia)
Dra Francine Rubião da Cunha – R3 (Oftalmologia)
Dr. Caio César Maia – R3 (Ortopedia e Traumatologia)
Dra. Milena Pinheiro de Macedo Marques – R3 (Urologia)

RESIDENTES MÉDICOS:
Anestesiologia
Dr. Jardel Borges Silva (R2)
Dra Talita da Cruz Obregon (R1)

Cardiologia
Dra Victória Pereira de Lima (R2)
Dr. Vinícius Leles Miranda (R2)
Dra Luciana Moss Mitraud (R1)

Área Cirúrgica Básica
Dra Daniela Guimarães Franco (R2)
Dra Natália Rodrigues de Abreu Vieira (R2)
Dr. Cezar da Silva Gouvea (R1)
Dra Manuella Doly Gomes Reis (R1)

Clínica Médica
Dr. Marcelo Antônio Silveira Brandão (R2)
Dra Allana Silva Mamedio (R2)
Dr. Talles Castro Moreira (R2)
Dra Daiana Dutra de Paula (R2)
Dra Thais Paes de Sousa (R2)
Dra Barbara do Amaral (R1)
Dra Rafaela Diniz Perpetuo (R1)
Dra Leticia de Oliveira Santiago (R1)
Dra Karina Vieira Resende Ignacchiti Pimentel (R1)
Dra Barbara Diniz Storino (R1)
Dra Rafaella Chamon Salles Campolina (R1)

Medicina Intensiva
Dra Marcia Leydiane Cordeiro (R1)

Nefrologia
Dr Roberto Lazzarini de Oliveira (R2)
Dra Isabela Lage Pimenta (R2)
Dra Aline Coelho Figueiredo (R2)
Dr. Fabio Henrique de Sousa Teixeira (R1)
Dra Bruna Jacomini Martins (R1)

Neurocirurgia
Dr. Diego Andrade Leal (R5)
Dr. Kaique Alves de Melo Bandino (R4)
Dr. José Ronaldo de Sousa Júnior (R3)
Dra Carollyne Ferreira Alves Pereira (R1)

Oftalmologia
Dra Francine Rubião da Cunha (R3)
Dra Núbia Chouchounova Silva Neves dos Santos (R3)
Dr. Alexandre Antônio Oliveira (R3)
Dra Natalia Jannotti Rodrigues (R2)
Dra Ana Luisa Soares Neves (R2)
Dra Karlla Cardinali Antunes Lauriano (R1)
Dra Mariana Prates Starling Pereira (R1)
Dr. Eduardo Alves Gomes de Oliveira (R1)

Ortopedia e Traumatologia
Dr. Caio César Maia (R3)
Dr. Flávio Henrique Esteves Guedes (R1)
Dr. Christian Gomes Cardoso Viana (R1)
Dr. Ricardo dos Santos Batista (R1)

Urologia
Dra. Milena Pinheiro de Macedo Marques (R3)
Dr.André Tunes de Paula (R2)
Dr. Vitor Eugênio Ribeiro (R1)
Documentação para Matrícula (Check-list)

Regimento Interno da COREME (Acesse aqui)

Matriz de Competência Anestesiologia (Acesso).

Matriz de Competência Cardiologia (Acesso).

Matriz de Competência Cirurgia Geral e Área Cirúrgica (Acesso).

Matriz de Competência Clínica Médica (Acesso).

Matriz de Competência Medicina Intensiva (Acesso).

Matriz de Competência Nefrologia (Acesso).

Matriz de Competência Neurocirurgia (Acesso).

Matriz de Competência Oftalmologia (Acesso).

Matriz de Competência Ortopedia e Traumatologia (Acesso).

Matriz de Competência Urologia (Acesso).