Acesso Rápido Acesso Rápido
Acesso Rápido Fechar
31 2138-8355

Hospital Evangélico de Belo Horizonte implanta Núcleo de Excelência inédito no Brasil

Início   »   Hospital Evangélico de Belo Horizonte implanta Núcleo de Excelência inédito no Brasil

O Hospital Evangélico de Belo Horizonte inaugurou, nesta quarta-feira, 18 de maio, o primeiro Núcleo de Excelência em Segurança, Qualidade e Desfechos Clínicos (NESQUAD) no Brasil. A cerimônia ocorreu pela manhã com a presença de membros da diretoria da instituição, do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e da secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos. Os secretários visitaram as novas instalações do hospital e se lembraram, emocionados, do período em que trabalharam como estagiários e residentes dentro do Hospital, mantido pela Associação Evangélica que já completa 76 anos.

Segundo a diretora executiva do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, Cláudia Hermínia de Lima e Silva, o NESQUAD é um projeto inovador que pretende aumentar a eficiência de setores e serviços estratégicos que impactam na efetividade clínica e operacional da instituição. “Isso impacta diretamente na vida do paciente dentro do hospital. Se ele entra por exemplo com pneumonia, teremos um levantamento de dados com o tempo padrão hospitalar para este tipo de enfermidade. Esta informação é fundamental para gerar alto comprometimento em toda a equipe para que o paciente seja muito bem atendido, acompanhado, monitorado e receba alta dentro do prazo estabelecido, ao apresentar melhora integral de seu estado de saúde. Este prazo é comunicado ao paciente para que ele possa acompanhar todo o processo bem direcionado”, afirma Juliana Silveira Teixeira, gerente do Núcleo de Excelência.

O Núcleo é composto pelas seguintes áreas: Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Serviço de Infecção Hospitalar, Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG), Experiência do Paciente e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.
“Tendência em gestão de saúde, o NESQUAD é uma iniciativa que visa impactar positivamente a assistência e a sustentabilidade financeira do Hospital Evangélico de Belo Horizonte porque vai promover uma estrutura linear, sistêmica e contínua de gestão, com serviços integrados, o que vai aumentar a eficiência assistencial e a sustentabilidade organizacional”, conclui a diretora executiva Cláudia Hermínia.

Compartilhar esse post